A indústria de produtos químicos sabe que é fundamental utilizar tanques de aço inox, pois eles garantem máxima qualidade no armazenamento dos produtos. Além disso, são a melhor solução para ter o produto final dentro de todas as normas exigidas.
O mais importante é que os equipamentos de aço inox podem ser utilizados para várias funções dentro das indústrias como, por exemplo: armazenamento, mistura, lavagem, separação, preparação, entre outras.
Aço inox atende requisitos de segurança
Os produtos químicos nos tanques de aço inox precisam passar por um controle rígido de qualidade para que atendam as normas vigentes de higiene e segurança que são exigidas pelos órgãos fiscalizadores.
O aço inox é um material de fácil higienização e manutenção. Além disso, não sofre corrosão e não tem porosidade, o que facilita a limpeza de forma eficiente.
Tipos de aço inox para a fabricação de tanques
Existem vários tipos de aço inoxidável, cada um com diferentes propriedades e aplicações específicas.
- Aço 316L – Este é um excelente aço inox para uso em tanques de armazenamento de materiais químicos corrosivos, pois oferece excelente resistência à corrosão, sendo pouca a contaminação metálica. Ele não endurece sob tratamento térmico. A diferença entre o aço inox 316 e o 316L é o carbono. Há mais carbono no 316. O ‘L’ no 316 significa baixo carbono. Este é o mais adequado para soldagem.
- Liga de níquel – As ligas de níquel são muito parecidas com o aço inox, mas têm um teor de níquel mais alto. Isso também lhes confere uma maior resistência à corrosão, o que os torna ideais para uso em armazenamento e transporte de produtos químicos.
- Aço carbono – O aço carbono não contém cromo e, portanto, possui um acabamento bastante fosco em comparação com o acabamento brilhante do aço inox. Ele pode corroer mais facilmente do que o aço inox, mas seu custo mais baixo o torna ideal para alguns tipos de aplicações. Pode ser uma excelente escolha se você trabalha em um ambiente que não é corrosivo e seu tanque ou silo não estiver visível ao público.
- Aço ferrítico (série 400) : Este tipo possui uma estrutura cristalina cúbica de corpo centrado. Inclui graus como 430, 409, entre outros. Eles são frequentemente usados em aplicações onde a resistência à corrosão é menos crítica.
Todos os diferentes tipos de aço inox são excelentes. O grau que você deseja usar depende do tipo de uso e do ambiente onde será instalado o tanque.
Veja também: Vantagens do tanque de aço inox para armazenar produtos
A indústria de produtos químicos
Os tanques de aço inox são de grande importância para a indústria de produtos químicos. Certamente, não existe outro material que possa substituí-lo no que se refere a qualidade e segurança de armazenamento.
Se o seu negócio envolve o armazenamento ou transporte de produtos químicos perigosos e outros materiais, você deve usar aço 316 devido as suas propriedades anticorrosivas muito mais fortes. Este é particularmente o caso dos ácidos.
As indústrias de produtos químicos precisam seguir várias regras e exigências do setor. Assim, para poder produzir e vender seus produtos no mercado precisam respeitar várias normas vigentes.
O aço inox não enferruja. Além disso não racha e nem mesmo desenvolve fissuras. Ele também é resistente as variações de temperaturas, desde as mais baixas até as mais altas. Portanto, o tanque fabricado com esse material garante um armazenamento seguro.
Outro ponto de destaque é a facilidade de higienização de tanques de aço inox. Com alguns procedimentos simples de limpeza é possível evitar a contaminação do recipiente por bactérias ou microrganismo nocivos.
De fato, percebe-se que, com todas estas qualidades os tanques de aço inox são ideais para a indústria de produtos químicos.
Características do aço inox
Sem dúvida, o aço inox é um material completo. Ele é sustentável e durável, desde que seja utilizado de forma adequada em cada aplicação.
Além disso, ele pode ser reciclado sem perder suas qualidades. Certamente, uma ótima solução para empresas que priorizam a sustentabilidade.
Por fim, a melhor opção para o armazenamento de produtos químicos é o aço inox, em razão de uma série de característica que o torna perfeito para a fabricação de tanques.
Veja também: Tanque de armazenamento: diferenças entre aço inox e aço cromado