Os tanques de aço inox são muito utilizados para o abastecimento de água em edifícios e construções prediais. Geralmente eles têm a forma de um prisma, formado por um conjunto de placas em aço inox.
Sem dúvida, esse tipo de tanque é o mais adequado para armazenamento de água para o consumo humano. Isso porque seu material impossibilita a contaminação da água por poluentes.
Assim a água mantém suas características sem nenhuma alteração. Além disso, os tanques de água em aço inox são ambientes onde não se proliferam micro-organismos.
Instalações para tanques de aço inox
As instalações para tanques de água em aço inox em edifícios devem ser projetadas de modo que se possa garantir o fornecimento de água de forma contínua a todos os moradores ou trabalhadores do prédio.
O fornecimento também deve ser em quantidade suficiente e com compressões, bem como velocidades adequadas para o sistema de tubulações. Dessa forma, as peças de utilização, como chuveiros e torneiras, funcionarão bem.
Reservatório subterrâneo
Uma dúvida comum dos construtores é se o reservatório de água pode ser enterrado. Essa é uma questão muito debatida por arquitetos e engenheiros.
De acordo com estudos recentes, isso não é recomendável. Embora o aço inox não permita que o solo contamine a água com impurezas, o tanque estando enterrado, dificulta os processos rotineiros de inspeção.
Além disso, é importante salientar que nenhum depósito de lixo domiciliar ou incinerador de lixo pode ficar sobre os tanques de água em edifícios. Dessa forma, se evita a poluição ou contaminação da água armazenada.
Capacidade de armazenamento
No que se refere à capacidade de armazenamento, é indicado que tenha a quantidade suficiente para dois dias de consumo. Essa é uma medida de precaução caso ocorra falta de abastecimento.
Deve-se ainda contar com uma reserva de 15 a 20% do valor total para caso de incêndio. As terminologias da obra podem ser consultadas com mais detalhes na norma NBR 5626/1998.
É bastante comum que a rede pública de distribuição de água não consiga garantir a pressão necessária para edifícios. Por isso, é realmente útil que as construtoras invistam em tanques de aço inox para seus empreendimentos imobiliários.
Recomendações para uso de tanques de aço inox
Existem vários tipos de construções de redes prediais para abastecimento de água. Para todos os tipos, usar um tanque de aço inox para armazenar água é recomendável. O consumo de água varia de um prédio para outro, seja ele domiciliar ou de uso comercial.
Geralmente, em caso de prédios domiciliares, se usa mais água que em estabelecimentos comerciais. Por exemplo: hotéis e hospitais devem utilizar tanques de grande porte.
Por que o aço inox é o melhor material para tanques de água?
De fato, o material mais utilizado na fabricação de tanques de água é o aço inox. Isso porque não enferruja. O aço inox não enferruja porque quando um metal entra em contato com o ar, o crômio se liga rapidamente ao oxigênio, formando um composto chamado de óxido de crômio.
Esse composto é muito duro e gruda fortemente no metal, formando uma espécie de película que protege o metal dos efeitos da ferrugem. Se essa película é rompida, o crômio é prontamente recuperado, fazendo com que a película seja reconstituída, ou seja, o aço se mantém com excelente qualidade.
Outros benefícios do aço inox
O tanque de água em aço inox oferece inúmeras outras vantagens como a grande resistência e alta durabilidade. Aliás, pode durar até 20 anos. Certamente, o aço inox é o material mais indicado para a construção de reservatórios de água, tendo o melhor custo benefício.
A água produzida em tanques de aço inox é de excelente qualidade, pois o consumidor terá um produto sem a presença de substâncias provenientes do material onde esteve armazenado, pois como já visto o aço inox é muito resistente a corrosão.
Conclusão
Como você viu, os tanques de aço inox são muito utilizados para o abastecimento de água em edifícios e construções prediais devido a sua alta durabilidade.
Sem dúvida, esse tipo de tanque é o mais adequado para armazenamento de água para o consumo humano. Isso porque seu material impossibilita a contaminação da água por poluentes.
Veja também: Produtos químicos em tanques de aço inox