O aço inox é um material formidável que está disponível em diferentes composições que são utilizadas em diversos processos.
Levando em conta a longa lista desse elemento, hoje vamos nos concentrar em falar dos aços inoxidáveis 304.
Como identificar os aços inoxidáveis 304?
Agora, esse aço pode ser identificado por meio de um produto especializado em sua detecção. Basta aplicar um líquido no elemento e esperar de 1 a 3 minutos para que ele não mude de tonalidade e permaneça como está, ao contrário de outros aços inoxidáveis que podem ficar marrons ou vermelho-tijolo.
Outro truque que se faz para reconhecê-lo é através de um ímã, já que o aço inox 304 quando trabalhado a frio adquire um leve magnetismo, mas não tem tanta potência para que haja atração. Isto significa que, no momento do teste, o ímã não transfere o seu magnetismo para a placa.
Da mesma forma, este aço se caracteriza por possuir alta qualidade. Além disso, possuir excelente tenacidade mesmo em temperaturas criogênicas, ou seja, muito baixas. Outra vantagem é ser fácil de limpar, bem como fácil de fabricar. Além disso, tem uma boa aparência.
Usos de aços inoxidáveis
Os aços inoxidáveis 304 são os mais comuns no mercado, por isso são utilizados para todos os tipos de fabricação. Especificamente, é um material muito recorrente em diferentes, por exemplo: indústria petrolífera, química, alimentícia, farmacêutica, bebidas, entre outras.
O aço inoxidável também é utilizado na fabricação de peças como chapas, tubos, molas, parafusos, placas, cabos e hastes. Além disso, por ser um aço de qualidade alimentar, é utilizado em utensílios domésticos de cozinha. Além disso, é encontrado em materiais médicos e odontológicos.
Diferenças entre o aço inoxidável 304 e o aço inoxidável 316
Dentro do grupo austenítico, não só o aço inoxidável 304, mas o aço inoxidável 316 também pertence a esta classificação. Este último metal é normalmente confundido com o 304 porque é constituído de forma semelhante e usado em algumas das mesmas áreas.
No entanto, a principal diferença entre esses dois elementos é que o aço inoxidável 316 contém molibdênio, um componente que melhora drasticamente a resistência à corrosão, especialmente em ambientes mais salinos ou expostos a cloretos.
Graças a esta qualidade, o aço inoxidável 316 é conhecido como “aço à prova de ácido”. Por isso é ideal para aplicações em tanques em instalações próximas ao mar. Embora o aço 304 tenha uma proporção maior de cromo e, portanto, tenha considerável resistência à corrosão, ele não é adequado para essas aplicações.
Outra diferença importante entre esses dois metais é o preço, o aço inoxidável 316 tende a ser bem mais caro por conta do molibdênio. Porém, pode-se concluir que o preço é baseado no seu nível de durabilidade, o que significa que não são feitos muitos investimentos para trocar este aço continuamente.
Os aços inoxidáveis 304 enferrujam?
Podemos acreditar, pelo nome, que os aços 304 nunca enferrujam, no entanto, não é bem assim. Embora este metal seja um dos mais resistentes à corrosão e à oxidação, não está isento de apresentar esta deficiência na sua estrutura.
Portanto, este material é suscetível à corrosão por soluções de cloretos ou ambientes salinos. Esses elementos causam furos no aço que se expandem abaixo das barreiras protetoras de cromo, impactando diretamente a estrutura.
Sem dúvida, os aços inoxidáveis 304 garantem um equilíbrio entre resistência versátil, boa maleabilidade e resistência incomparável à corrosão e oxidação em tanques. Isso os torna ideais para uso em diversas indústrias que necessitam armazenar e processar um grande volume de produtos.
Montagem in loco de tanques de aço inox
Transportar tanques grandes é frequentemente um desafio. Em algumas ocasiões, a instalação na empresa de um cliente é inviável. Por exemplo, quando um tanque precisa ser içado para um prédio por guindaste, mas não há acesso para isso. Em casos como esses, o tanque pode ser construído no local.
Por fim, se você deseja utilizar aço inoxidável na fabricação de tanques, recomendamos que reserve tempo para conhecer os diferentes tipos de aço. Assim poderá escolher aquele que atenda as necessidades do seu projeto. A longo prazo, o aço inox certamente será a solução mais barata em comparação a outros tipos de materiais para tanques. Isso porque possui vários recursos que proporcionam durabilidade, excelente desempenho e menor manutenção.
Veja também: Conheça diferentes tipos de tanques de aço inox