Ao comparar tanques de aço inox com tanques cromados, é importante conhecer as propriedades de ambos os materiais para fazer a escolha certa. O aço inox é uma liga de aço, ferro e cromo. O cromo adicionado à liga de ferro e carbono é o que garante resistência à oxidação.
Devido às essas propriedades, o aço inox possui uma ampla gama de utilizações nos mercados industriais e de consumo. Por sua vez, o cromo é um metal duro, quebradiço e brilhante. Sua cor é cinza prateado e pode ser facilmente polido.
Diferenças entre ambos os materiais
O cromo presente no aço Inox tem grande afinidade com o oxigênio e forma uma película superficial extremamente fina de óxido de cromo em nível molecular. Este filme é passivo, tenaz e autocurativo em caso de dano, sendo responsável pela propriedade anticorrosiva do material.
O cromo atua como uma camada protetora externa, que impede que o oxigênio chegue ao núcleo do aço, portanto, se ocorrer oxidação, afetará apenas as camadas externas e será facilmente reparável.
Existem diversas famílias de aços inoxidáveis: Ferrítico, Martensítico, Austenítico, Duplex: esses nomes são derivados da estrutura cristalina que determina as propriedades metalográficas do material.
A seguir, saiba quais são as diferenças entre esses dois elementos.
O aço inox é mais forte
Embora, à primeira vista, o cromo pareça ter um acabamento melhor que o aço inox, nem sempre tem a mesma durabilidade. Os tanques feitos com cromo não tendem a manter sua estética brilhante por tanto tempo, por isso muitas vezes é aconselhável optar por usar uma substância sólida pura.
Com o tempo, o cromo pode corroer devido a vários fatores, como danos causados pela água, elementos de calor ou ar frio. Por outro lado, o aço inox tem durabilidade superior. Embora não seja totalmente à prova de manchas, é muito mais resistente a manchas do que o cromo. Da mesma forma, também pode ser polido para proporcionar uma aparência elegante e moderna.
O aço inox tem um melhor processo de fabricação
O processo de fabricação do aço inox concentra-se em aço, ferro e pelo menos 10,5% de cromo. O cromo, por outro lado, não consiste em componentes principais. Por ser uma combinação, o primeiro tende a ser mais forte que o segundo, conforme mencionado acima.
Além disso, devido à composição do cromo, ele é normalmente usado como metal flexível para evitar a oxidação de outro metal. O contrário acontece com o aço inox, pois pode ser utilizado sem a necessidade de outro elemento.
O aço inox é melhor para construção civil
A utilização do aço inox na construção civil é indiscutível. Além disso, é um elemento indispensável em utensílios de cozinha como talheres, pias, panelas, forros de microondas, etc.
Também é utilizado na engenharia civil na produção de ferragens para janelas, mobiliário urbano, perfis estruturais, vergalhões, colunas de iluminação e suportes de alvenaria. A área de transporte e produção de petróleo e gás também o utiliza com frequência.
O aço inox tem uma aparência menos brilhante
A aparência do aço inox é geralmente acetinada e facilmente distinguível. Não parece tão brilhante quanto o cromo, que é muito mais brilhante e refinado, destacando-se facilmente pelo seu aspecto atraente.
Graus comuns de aço inox
Aço 316 e aço 304 são os mais comuns para a fabricação de tanques em diferentes indústrias.
Não há muita diferença entre os graus de aço inoxidável 316 e 304. Eles têm propriedades físicas e mecânicas quase idênticas. No entanto, o aço 316 inclui 2% a 3% de molibdênio e um pouco mais de níquel.
Isso o torna muito mais resistente aos cloretos que prejudicam o 304. Sendo assim, é ideal para empresas que operam e regiões litorâneas e precisam de tanques resistentes a corrosão.
O aço 316 é uma ótima escolha para qualquer ambiente ácido. Isso porque ele fornece excelente proteção contra corrosão contra muitos ácidos e cloretos alcalinos. É fácil de manter e tem excelente resistência à fluência, o que significa que é muito mais resistente a tensões industriais.
Conclusão
Por fim, o aço inox é superior ao cromo em vários aspectos, seja durabilidade, custo, composição, uso e resistência. É importante que você reconheça as diferenças entre ambos os materiais para que possa escolher a melhor opção para a fabricação do seu tanque.
Veja também: Tanque de aço inox: o mais usado nas indústrias