Os tanques de aço inox são uma das opções mais confiáveis e versáteis para soluções de armazenamento industrial. O aço inox é mais durável e resiste à oxidação. Por isso é a escolha numero 1 de diferentes segmentos de mercado.
Os tanques e equipamentos de aço inox oferecem diversos benefícios, sendo amplamente utilizados na indústria química, de alimentos, bebidas, água mineral entre outras.
Tipos de tanques de aço inox
A seguir, vamos citar alguns dos principais tipos de tanques de aço inox.
Tanque fermentador
Um tanque de fermentação é muito usado por vinícolas, bem como cervejarias, pois pode conter o mosto enquanto ele fermenta para formar a bebida. Os tanques de fermentação sempre foram uma parte essencial até mesmo para cervejarias caseiras mais modestas. Esse mercado mudou muito ao longo do tempo, exigindo tanques cada vez mais eficientes.
Tanque de mistura
Tanques de mistura de aço inox são projetados para misturar líquidos e têm linhas separadas e distintas para a introdução e saída de ingredientes líquidos na unidade de mistura. Como parte do processo automatizado, é possível transportar componentes para dentro do tanque e transferir o conteúdo para o próximo estágio por meio de tubos localizados próximos ou abaixo do tanque (dependendo da instalação ou configuração).
Eles são usados para misturar diferentes ingredientes (sabor, textura, viscosidade, cor). A função dos tanques de mistura na fabricação e produção é misturar grandes quantidades de ingredientes. Durante esse processo, diferentes ingredientes são refinados e misturados para formar um todo composto.
Características do aço inox
O aço inox é um termo usado para diferentes tipos de aço. Assim como outros aços, ele é feito de ferro e carbono em um processo de duas etapas. Mas o que diferencia esse tipo dos outros é a adição de cromo e outros diferenciais de liga, como o níquel, que tornam o aço inoxidável um material resistente à corrosão.
Quando o cromo é adicionado ao aço durante a produção, ele se transforma em óxido de cromo, agindo como uma superfície protetora que impede que a umidade e o ar formem ferrugem.
Saiba mais: Conheça as diferenças entre aço inox e cromo
Componentes básicos dos tanques de armazenamento
– Válvula de segurança
– Vidro para canteiro de obras
– Braços laterais
– Sistema para líquidos quentes e frios
Há tanques para água quente e fria. O tanque fornece água quente para a mosturação, enquanto o tanque frio é usado para resfriar o mosto fervido.
Por que escolher o aço inox para a fabricação de tanques?
Facilidade de manutenção: Esta é uma das maiores vantagens de usar tanques e equipamentos de aço inox. A manutenção é muito simples em comparação a outros materiais.
Sem vazamento: Outra vantagem dos tanques de aço inox é que eles são à prova de vazamentos. A menos que haja algum tipo de furo, não há chance de ocorrer vazamento. Como o material é muito durável, é difícil que equipamentos de aço inox apresentem vazamentos.
Longa vida útil e durabilidade: tanques de aço inoxidável são mais resistentes à corrosão por frestas, cavitação e desgaste em água pura e contaminada. O material também é resistente ao calor e não é afetado pela exposição à radiação prejudicial. Além disso, os tanques de aço inoxidável têm menos probabilidade de rachar, enferrujar ou congelar.
Funções dos tanques de aço inox
Regulação da temperatura: A fermentação é um processo sensível à temperatura. Tanques de aço inox geralmente vêm com camisas ou serpentinas de resfriamento integradas para que, no caso do armazenamento de bebidas, haja a fermentação na temperatura ideal.
Evite a aeração: a exposição ao oxigênio reduz a qualidade de alguns tipos de bebidas com ao cerveja. No entanto, esses tanques são projetados para serem herméticos para evitar exposição desnecessária ao oxigênio.
Coleta de levedura: O fundo cônico de muitos tanques de fermentação permite que a levedura seja coletada e removida após a fermentação, o que ajuda a clarificar a cerveja.
Carbonatação: A cerveja pode ser carbonatada diretamente pela introdução de dióxido de carbono em tanques especialmente projetados, permitindo que níveis precisos de carbonatação sejam alcançados.
Armazenamento da bebida: Após a fabricação, as bebidas devem ser armazenadas em um ambiente controlado antes de serem engarrafadas ou consumidas. Esses tanques permitem que a bebida permaneça em perfeitas condições.
Saiba mais: Tanque de aço inox com misturador