O reservatório térmico de aço inox é um equipamento indispensável para fazer o armazenamento da energia gerada através de coletores solares na forma de água quente. Estruturado e montado especificamente para isso, o reservatório térmico de aço inox possibilita o armazenamento de água gente durante dias.
Um reservatório térmico de aço inox tem sua montagem composta basicamente por um tanque, fabricado com material que deve ser resistente à corrosão, mantendo ainda uma camada isolante e uma capa de proteção, também isolante.
Dependendo da necessidade, o reservatório térmico de aço inox também pode vir com uma ou mais resistências elétricas para interligação com o sistema de aquecimento auxiliar a gás ou diesel. Os equipamentos devem ser montados dentro das especificações de engenharia, seja na horizontal ou na vertical, podendo operar, conforme o modelo, em pressões de até 6 kgf/cm2 ou 60 metros de coluna de água.
O tanque do reservatório térmico de aço inox
Internamente, o tanque do reservatório térmico de aço inox, que fica em contato direto com a água, deve ser construído em material que seja resistente ao potencial corrosivo da água ali contida e das pressões de operação.
O material mais utilizado, evidentemente, é o aço inox, nos tipos AISI 304 e AISI 316L, sendo este último o melhor para utilização em locais onde a água seja mais corrosiva. Os materiais que ficam em contato direto com a água também podem ser o cobre ou o polipropileno, embora o aço carbono revestido seja o preferido, em virtude do custo x benefício proporcionado.
Deve-se observar que a água pode ser prejudicial a uma liga metálica, quando possui em sua composição elementos químicos que causam a corrosão, como alguns tipos de metais e sais minerais.
Isolamento do reservatório térmico de aço inox
O isolamento do reservatório térmico de aço inox é o responsável pela manutenção da temperatura da água armazenada. Para criar um bom isolamento é necessário usar materiais de densidade e espessura de acordo com o volume de água armazenado. Os isolantes mais comuns utilizados são as mantas de lã de vidro ou de rocha, além do poliuretano expandido.
Com relação ao poliuretano, há que se evidenciar que esse material tem uma característica interessante: a sua rigidez estrutural, após a secagem, não podendo também ser utilizado em reservatório térmico de aço inox cuja temperatura seja acima de 90°C. Em temperaturas mais elevadas, é necessário instalar outro tipo de isolante, lembrando também que, quanto maior a espessura do isolante, melhor será o grau de isolamento e de manutenção da temperatura dentro do reservatório térmico de aço inox.
Capa externa do reservatório térmico de aço inox
A capa externa do reservatório térmico de aço inox é aplicada para proteger o isolante térmico. Nos casos eventuais, a capa externa possibilita aumento da rigidez mecânica do reservatório como um todo, devendo ser fabricada em aço galvanizado, aço inox ou alumínio, embora, dependendo de sua estrutura, possa ser aplicada uma capa de material plástico.
Características principais do reservatório térmico de aço inox
O reservatório térmico de aço inox normalmente é instalado dentro do telhado, abaixo do reservatório de água fria, possuindo apoio elétrico que pode ser utilizado em épocas de grande quantidade de chuvas. Também é possível adaptar alguns sistemas de aquecimento, como gás ou diesel, podendo ou não ter instalado um termômetro digital, onde é possível acompanhar a temperatura do reservatório.
O reservatório térmico de aço inox geralmente atende volumes de até 1 mil litros de água, embora possa ser construído para volumes maiores, dependendo da necessidade o local onde será instalado.
A finalidade do reservatório térmico de aço inox é armazenar a água dentro de uma determinada temperatura, possibilitando o seu pronto uso, podendo ser utilizado em residências, condomínios ou outros estabelecimentos que tenham necessidade de água aquecida, como restaurantes, por exemplo.
Em instalações residenciais, o reservatório térmico de aço inox trabalha com baixa pressão, sendo este tipo o mais indicado para a utilização de água aquecida. Em outros tipos de instalações, dependendo da necessidade e da quantidade de volume de água a ser aquecida, o reservatório pode ser desenvolvido para suportar pressões maiores.