O aço inoxidável é aplicado nos mais diversos segmentos, possuindo quatro fatores que aumentam cada vez mais a tendência de seu uso:
- A aparência;
- A resistência à corrosão;
- A resistência à oxidação e
- A resistência mecânica.
O brilho atraente do aço inoxidável é mantido ao longo do tempo através de uma simples limpeza e sua resistência mecânica faz com que esse tipo de material seja adequado para construção civil, fabricação de móveis e objetos de uso doméstico, tanques de aço inoxidável, etc.
A resistência à corrosão do aço inoxidável aos mais variados produtos químicos permitem o seu uso em tubulações, componentes de equipamentos, processamento de produtos alimentícios e farmacêuticos, de papel e celulose, de produtos de petróleo e químicos em geral.
A resistência à oxidação do aço inoxidável suporta temperaturas elevadas, tornando seu uso possível em fornos, câmaras de combustão, trocadores de calor e motores térmicos.
Possuindo resistência mecânica elevada, seja à temperatura ambiente ou a baixas e altas temperaturas, o aço inoxidável pode ser aplicado em componentes de máquinas e equipamentos onde é necessária a alta confiabilidade no desempenho, inclusive atendendo sua aplicação em aeronaves, vasos de pressão e componentes de estruturas menores, como hastes e parafusos.
Veja, a seguir, as principais aplicações do aço inoxidável austenítico:
1. Aço inoxidável 301
Aplicado para fins estruturais, em correias transportadoras, utensílios domésticos, ferragens, diafragmas, adornos de automóveis, aeronaves, equipamentos de transporte, fixadores, ferragens para postes, etc.
2. Aço inoxidável 302
Seu uso é feito em gaiolas de animais, exteriores de construções, garrafas térmicas, equipamentos de recozimento, lavadoras de pratos, pias, equipamentos hospitalares, tanques de gasolina, congeladores e equipamentos de fabricação de sorvetes, guarnições para portas, maquinas de engarrafamento, tanques de fermentação, equipamentos de armazenagem e de processamento de alimentos, dobradiças e vagões ferroviários.
3. Aço inoxidável 302-B
Como é um aço resistente ao calor, o 302-B é aplicado em elementos de aquecimento de tubos radiantes e caixas de recozimento, suportes de tubos e em equipamentos que exijam resistência à oxidação a temperaturas até 926°C.
4. Aço inoxidável 303
Seu uso é feito em parafusos, pregos, porcas, eixos, cabos e fechaduras, além de componentes de aeronaves e em peças produzidas em máquinas automáticas, além de equipamentos de máquinas ferramentas.
5. Aço inoxidável 304
O aço 304 é aplicado em utensílios domésticos, equipamentos para indústrias químicas, naval, farmacêutica, têxtil, papel e celulose, refinarias de petróleo, permutadores de calor, frigoríficos, depósitos de cerveja, tanques de fermentação, equipamentos de refino de produtos de milho, laticínios, condutores de água e até mesmo para cúpula de casa de reator de usina atômica.
6. Aço inoxidável 304-L
Quando é necessário um teor de carbono menor do que o aço 304, o 304-L é o aço usado para restringir a precipitação de carbonetos resultantes de solda, principalmente quando a peça não pode ser tratada termicamente após a soldagem.
7. Aço inoxidável 305
O aço 305 é aplicado em peças fabricadas através das mais severas deformações a frio.
8. Aço inoxidável 308
Fornos industriais, vergalhões para solda, válvulas, soluções de sulfeto a altas temperaturas são as aplicações do aço 308.
9. Aço inoxidável 309
O aço 309 é aplicado a altas temperaturas, suportes de tubos, abafadores, depósitos de bebidas, partes de queimadores a óleo, refinarias, equipamentos para fabricação de produtos químicos, revestimento de fornos e componentes de caldeiras entre outros, atendendo até mesmo aplicações em turbinas a jato.
10. Aço inoxidável 310
O uso do aço 310 é feito em aquecedores de ar, caixas de recozimento, estufas, anteparos de caldeira a vapor, equipamentos de fábricas de tinta, suportes para abóboda de forno, fornos de fundição, turbinas a gás, trocadores de calor, incineradores, cilindros de fornos, chapa de fornalha, chaminés e comportas de fornos e equipamentos de usina de papel e celulose.
11. Aço inoxidável 314
Acessórios de tratamentos térmicos, tubos de radiação e caixas de recozimento são as principais aplicações do aço 314.
12. Aço inoxidável 316
O aço 316 é aplicado em peças que exigem alta resistência à corrosão localizada, equipamentos de indústrias químicas, farmacêuticas, têxteis, de petróleo, de papel e celulose, de borracha, nylon e tintas, além de peças e componentes para construção naval, equipamentos criogênicos, processamento de filmes fotográficos e instrumentos cirúrgicos.
13. Aço inoxidável 316-L
As peças expostas à atmosfera marítima são as principais aplicações do aço 316-L, que também atende bombas, tanques, evaporadores e agitadores, tanques soldados para estocagem de produtos químicos e orgânico e revestimento para fornos de calcinação.
14. Aço inoxidável 317
O uso do 317 é para equipamentos de secagem e para fábrica de tintas, entre outros.
15. Aço inoxidável 321
Seu uso é feito para estruturação de peças sujeitas a aquecimento na faixa de precipitação de carbonetos, em anéis coletores de aeronaves, em revestimentos de caldeiras e aquecedores de cabines, revestimento de chaminés e componentes de aeronaves, sendo também o aço exigido para paredes corta-fogo e para aplicações decorativas.
16. Aço inoxidável 347
O aço 347 é aplicado em tubos para superaquecedores radiantes, tubos de exaustão de motor de combustão interna, tubulação de vapor a alta pressão, tubos de caldeiras e de destilação de refinaria de petróleo, revestimento de chaminés, além de resistores térmicos, entre outros.