O aço inoxidável é um material resistente e durável, oferecendo maior qualidade aos produtos e não se deteriorando mesmo sob condições as mais adversas. Por essa razão, é um dos materiais mais utilizados para produção de utensílios para as mais diversas áreas de atividade.
No entanto, é claro que o aço inoxidável não é um material eterno, mesmo apresentando alta resistência à corrosão, quando submetidos a alguns meios ou agentes, variando essa resistência conforme o tipo de aço utilizado.
Grande parte das pessoas considera que todo tipo de aço inoxidável é igual e que qualquer produto produzido com ele mantém as mesmas características, como a durabilidade, a resistência ao calor e ao impacto e garantia contra corrosão.
No entanto, o aço inoxidável é um material fabricado pelo homem através de uma liga de vários metais, permitindo a criação de diferentes ligas que também resultam em materiais com diferentes características.
As características dos diversos tipos de aço inoxidável
A princípio, todo tipo de aço inoxidável possui em sua composição o elemento cromo, uma substância que, ao entrar em contato com o oxigênio do ambiente, cria uma camada de óxido na superfície do aço, muito final, que o protege contra os ataques corrosivos do meio ambiente.
A camada protetora cobre toda a superfície do aço inoxidável e, de uma forma geral, possui muito mais resistência à corrosão quanto mais cromo tiver na composição da liga.
A película, embora finíssima e praticamente invisível, é totalmente aderente ao aço, defendendo o material contra a ação de agentes agressivos, como variações de temperatura, água da chuva e do mar, ou mesmo o oxigênio que, por sinal, é o principal causador da ferrugem, a oxidação dos metais.
Quando o aço inoxidável sofre qualquer tipo de dano, desde um arranhado a um corte, o oxigênio do ar volta a se combinar com o cromo e forma novamente a película, restaurando a resistência à corrosão.
Além do cromo podem ser adicionados outros elementos à liga, como o molibdênio, o níquel, o tungstênio e o vanádio, que elevam a resistência do aço inoxidável à corrosão, garantindo a fabricação de produtos de múltiplas aplicações.
Veja quais são as famílias do aço inoxidável
O aço inoxidável pode ser classificado em cinco famílias básicas: os ferríticos, os austeníticos, os martensíticos, os duplex e os endurecíveis por precipitação. Os três primeiros são os mais utilizados na produção e equipamentos e utensílios.
Em todas as famílias de aço inoxidável encontramos alguns princípios básicos, como, por exemplo:
- Resistência à corrosão;
- Aparência limpa e higiênica;
- Facilidade de limpeza;
- Propriedades permanentes, mesmo quando submetido a temperaturas mais altas ou baixa;
- Resistência às variações bruscas de temperatura;
- Acabamento superficial de formas variadas;
- Apelo visual moderno e leve;
- Boa relação custo x benefício;
- Baixo custo de manutenção;
- Material totalmente reciclável.
A família do aço inoxidável ferrítico
O aço inoxidável ferrítico é o mais utilizado para fabricação de utensílios domésticos, não trazendo níquel em sua composição, tendo, assim, um reduzido custo de produção. O cromo é o principal elemento da liga, tendo pequenas adições de outras substâncias estabilizadoras, como silício e nióbio.
As principais características do aço inoxidável ferrítico são:
- Produtos magnéticos;
- Resistência à corrosão atmosférica moderada, apresentando boa resistência em ambientes do interior, embora sejam menos indicados para meios marinhos e para indústrias;
- Boa resistência à água do mar;
- Sem alta dureza, sendo ideais para embalagens e utensílios de cozinha.
A família do aço inoxidável austenítico
O aço inoxidável austenítico possui maior número de ligas e variedade de utilização. A liga é composta basicamente por ferro, cromo e níquel, tendo como características a alta resistência à corrosão e a facilidade em operações de solda, permitindo sua aplicação em indústrias.
Entre as características do aço inoxidável austenítico destacamos as seguintes:
- Geralmente não são magnéticos;
- São resistentes à corrosão atmosféricas, exceto nos meios marinhos e industriais;
- Apresentam boa resistência à água do mar;
- Boa resistência em contato com produtos alimentícios.
Família do aço inoxidável martensítico
A família do aço inoxidável martensítico possui uma composição semelhante ao ferrítico, embora com menor resistência à corrosão. O aço martensítico possui alta resistência à oxidação em meio atmosférico, inclusive sem queda significativa de dureza até 500°C.
Em virtude dessa característica, é um tipo de aço procurado pelas indústrias de alimentos, de bebidas, químicas e petroquímicas, de máquinas e equipamentos. O aço inoxidável martensítico é aplicado em itens de cutelaria, de instrumentos cirúrgicos, de pás, peças para turbinas, válvulas, hastes de registros e outros.
Como características, o aço inoxidável martensítico apresenta as seguintes:
- É magnético;
- Possui boa resistência à corrosão atmosférica;
- Moderada resistência à água do mar;
- Dureza e resistência ao desgaste.
Aço inoxidável para todas as aplicações
O aço inoxidável possui diversas subclassificações, havendo sempre desenvolvimento de novas ligas, com novas características, sendo, atualmente, o melhor produto para atender às necessidades da vida moderna.