O aço inoxidável e a resistência à ferrugem

Industrial silos in the chemical industry

 

O aço inoxidável é o material preferido para a construção de reservatórios para indústrias de todos os tipos, pois se trata de um material resistente, que possibilita sua aplicação tanto para alimentos quanto para produtos químicos, podendo ser usado em tubulações e equipamentos e garantindo o melhor custo-benefício para as empresas.

Além das indústrias, o aço inoxidável faz parte de nossa vida diária, sendo usado em eletrodomésticos, talheres, decoração, aparelhos de uso cotidiano ou em clínicas, hospitais, restaurantes e muitos outros. O aço inoxidável pode ser considerado uma das maiores invenções da humanidade.

Na composição do aço inoxidável entram diversos metais, o que o torna uma liga resistente e durável, maleável e de aplicação diversificada. As ligas de aço inoxidável são conseguidas através da combinação de dois ou mais elementos químicos, obtidas através da sua fusão, contendo ferro, baixos teores de carbono, um mínimo de 10,5% de cromo, um máximo de 30% de níquel, além de outros elementos com menor percentual, como molibdênio e manganês, entre outros.

O aço inoxidável não oxida como o ferro

A oxidação, ou ferrugem, é comum no aço carbono, no ferro e em outras ligas, mas é incomum no aço inoxidável.

O aço inoxidável não oxida da mesma maneira que o aço carbono, que, depois de certo tempo, começa a apresentar uma camada avermelhada de óxido em sua superfície, descascando com o agravamento da situação.

Quando encontramos manchas na superfície do aço inoxidável, elas são resultado das partículas de ferro que contaminaram o aço e são elas que estão oxidando. No caso de uma ocorrência desse tipo, é preciso verificar se a mancha é removível da superfície o aço inoxidável.

No caso de o ferro estar impregnado na superfície, é possível elimina-lo usando uma solução de ácido nítrico a 10% e ácido hidrofluorídrico a 2%, em temperatura ambiente ou levemente aquecida, lavando em seguida a área afetada com água em abundância. Existem também pastas decapantes no mercado para eliminar essas áreas contaminadas pelo ferro.

A resistência do aço inoxidável à ferrugem é maior

O aço inoxidável é feito de uma liga ferro-cromo, com um mínimo de 10,5% de cromo, com outros elementos de liga que criam os diversos tipos de aço inoxidável, como, por exemplo, o níquel e o molibdênio.

Entre os tipos mais comuns e mais vendidos no mundo todo, está o aço inoxidável tipo 430, que possui um teor de cromo superior a 16%, além do tipo 304, com cromo superior a 18% e níquel maior do que 8%.

Esses materiais são muito resistentes à corrosão e a oxidação, podendo ser aplicados em inúmeros equipamentos.

No entanto, em alguns meios, o aço inoxidável não é tão resistente. Assim, por exemplo, ele pode ser atacado quando em contato com ácidos clorídricos e fluorídrico, além do ácido sulfúrico e, neste caso, dependendo da concentração e da temperatura.

Dependendo da concentração e da temperatura, o cloreto também pode atacar o aço inoxidável, gerando formas localizadas de corrosão.

A resistência à corrosão atmosférica é muito maior do que o aço carbono. No entanto, dependendo do tipo de atmosfera a que está exposto, devemos escolher o aço inoxidável mais adequado. Em locais com atmosferas menos contaminadas pela poluição, como áreas rurais e cidades de menor porte, o aço inoxidável 430 mostra-se mais resistente.

Nas grandes cidades, onde há maior contaminação e poluição na atmosfera, o melhor aço inoxidável é o 304, e, em cidades a beira-mar, o aço 316 é o escolhido, por que possui também molibdênio em sua composição, tornando-se ainda mais resistente.

Em determinados casos, podemos observar pontos de ferrugem em situações que não seriam esperadas, como o aço inoxidável 304 em contato com atmosfera mais contaminada.

Nesses casos, o problema está relacionado com a contaminação do aço inoxidável com o aço carbono, que pode ocorrer nas operações de corte do material, em determinados processos de fabricação ou em operações de lixamento. Essa situação acontece principalmente quando se aplica no aço inox os mesmos equipamentos utilizados em aço carbono.

As partículas de aço carbono podem ficar incrustadas na superfície do aço inoxidável e, como não são resistentes à corrosão atmosférica, surgem os pontos de oxidação, que fazem parecer que é o aço inoxidável que está sendo corroído, quando, na realidade, são as partículas ali inseridas.

Um dos motivos que pode levar o aço inoxidável a apresentar pontos de corrosão é a falta de limpeza. O aço inox deve ter limpeza frequente, mantendo assim sua resistência à corrosão.

Quando se analisa as condições ambientais, escolhendo-se o melhor tipo de aço inoxidável para aquela situação, evita-se o problema de corrosão. Além disso, é preciso manter os cuidados necessário para utilizar o equipamento de forma adequada, mantendo a integridade do material e evitando prejuízos seja com a produção, seja com o equipamento.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento para tanques ou acessórios, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.