Existe uma grande diversidade de tanques de armazenamento. Dependendo do setor e do tipo de produto a ser armazenado, eles devem atender a uma série de requisitos. Se você está procurando um tanque para armazenar algum tipo de produto que exija cuidados especiais, a melhor opção são aqueles fabricados com aço inox.
Portanto, algumas características são consideradas, como a densidade e a ação corrosiva do produto. Por exemplo, se é inflamável, se é necessário aquecimento, bem como resfriamento e agitação, etc. Dessa forma, são projetados e fabricados para diferentes setores industriais.
Tanques de armazenamento feitos com aço inox
Antes de mais nada, é preciso entender que chamamos de tanques de armazenamento um recipiente geralmente fabricado em formato cilíndrico. Além disso, podem ser fabricados no formato horizontal ou vertical.
Assim, os tanques podem ser feitos de vários materiais preparado para conter e conservar produtos líquidos ou sólidos. No entanto, o mais popular é o aço inox. De fato, é o tipo de material mais utilizado nos seguintes setores:
– Alimentação
– Água
– Químico
– Cosmético
– Farmacêutico
Projeto do tanque de armazenamento
Considerando as características do produto e a função que um tanque de armazenamento deve cumprir, é preciso considerar vários fatores, por exemplo: a qualidade do aço inox. Além disso, com base nas tabelas de corrosão e compatibilidade do produto, a qualidade do aço inox e os acabamentos das soldas podem variar.
Normalmente, os tanques são fabricados em formato cilíndrico, embora também possamos encontrar em outros formatos. A pressão de trabalho ou facilidade de esvaziamento são exemplos de parâmetros que determinam o tipo mais conveniente de fundo, por exemplo, plano ou cônico.
Conexões e acessórios
A configuração básica de um tanque de armazenamento padrão terá pelo menos estes acessórios:
– Ventilação que permite a entrada e saída de ar.
– Alças de elevação que permitem manipulação para colocação.
– Área para acessar o interior do tanque.
– Dependendo do grau de automação e conexões necessárias, o número de acessórios será aumentado.
Tipos de tanques de armazenamento
Sem dúvida, dependendo do produto e o tipo de processo, um tanque de armazenamento pode ser projetado com várias características.
Por exemplo: tanques de parede única são comumente usados para armazenar qualquer tipo de produto em temperatura ambiente.
Contudo, esse tipo de tanque geralmente é usado quando o produto não requer nenhum processo térmico ou de agitação.
Tanques isotérmicos
Eles têm uma câmara de isolamento e um revestimento externo em aço inox ou alumínio. De fato, sua principal função é isolar termicamente, preservando a temperatura do produto no interior porque isso evita perdas de energia do frio ou calor para o exterior.
CIP
Esse tanque de armazenamento tem o objetivo de manter a temperatura das soluções no sistema de limpeza química (CIP). É um tipo cilíndrico vertical, sendo inteiramente construído em aço inox.
Além disso, pode ter um fundo plano inclinado, bem como descarga do produto e entrada de água. Esse tanque possui um telhado cônico, assim como porta de inspeção com tampa serpentina para aquecimento a vapor, construída em tubo de aço inox com pernas ajustáveis.
Tanques / misturadores
Esse tipo de tanque é equipado com agitação vertical, lateral, etc. Isso porque exigem ótima transmissão de temperatura e / ou manutenção homogênea para produtos que tendem a se separar por densidade.
Além disso, alguns produtos possuem partículas em suspensão que tendem a precipitar. Portanto, sua principal função é fazer uma mistura ideal do produto através dos sistemas de agitação: mistura, dispersão, emulsão, etc.
Por outro lado, também existem tanques assépticos que podem ser esterilizados com vapor e, em certos casos, nitrogênio, devido à natureza do produto, o que requer evitar o contato com o ar ambiente. Essa inertização é realizada por meio de uma válvula especial.
Tanques de armazenamento sob pressão
Muitos produtos exigem armazenamento sob pressão porque é preciso melhorar a conservação do produto. Assim, o ar é impedido de oxidá-lo. Portanto, válvulas especiais são usadas para regular a entrada de ar ou nitrogênio, mantendo a pressão constante.
Normalmente ele funciona com pressões. Além disso, o design do tanque pode incluir válvulas de segurança especiais para ventilação. A espessura da folha, bem como sua morfologia, deve ser adaptada a cada caso específico.
Por outro lado, também há tanques fabricados em campo que são tanques de armazenamento com capacidade superior a 250.000 litros, que não podem ser transportados por estrada, por isso devem ser fabricados nas instalações do cliente.
Veja também:Tanque para vinho: por que o aço inox é a melhor escolha