Tradicionalmente, a indústria de bebidas usa tanques de aço inox em suas operações. Isso inclui tratamento de águas residuais e armazenamento de matérias-primas para a fabricação de refrigerantes, sucos de frutas e outros.

Portanto, antes da bebida ser envasada em garrafas, latas ou outras embalagens para comercialização, o líquido passa por diversos processos.
Tanques de aço inox
Embora existam outros tipos de recipientes, os tanques de aço inox ainda são a melhor opção para processos de na indústria de bebidas. De acordo com o tipo de bebida, seja alcoólica ou não, esses tanques podem ser equipados com acessórios adicionais como filtros, ou outros itens para o condicionamento final do produto.
Sem dúvida, a fabricação de bebidas é um processo complicado, seja refrigerante ou sucos de frutas. No entanto, existem certos princípios de fabricação que sempre devem ser seguidos.
De fato, cada tipo de bebida exige um processo diferente. Sendo assim, as empresas devem contar com os melhores equipamentos para manter suas operações funcionando de forma eficiente.
Assim, o tempo, temperatura adequada e aquecimento gradual são considerados. Além disso, a preparação adequada da água, medição e adição precisa de ingredientes, bem como o controle são extremamente importantes ao preparar alguns tipos de bebidas.
O aço inox em tanques
O aço inox é uma liga de ferro com pelo menos 10,5% de cromo e uma quantidade variável de outros elementos, como níquel, molibdênio, titânio, cobalto e nióbio. Esta composição confere a ele uma resistência à corrosão, oxidação e manchas, características que o tornam especialmente útil em uma variedade de aplicações.
Os tanques de aço inox são mais higiênicos para ao armazenamento de componentes para formar uma bebida. É importante destacar que a superfície do aço inox não interfere nas propriedades do produto, ou seja, não altera o sabor, cor e outros elementos. Eles são mais fáceis de limpar e tem um custo baixo de manutenção.
Além disso, podem ser usadas técnicas de lavagem e esterilização de alta pressão. Os tanques de aço inox também podem ser construídos em grandes dimensões para conter um alto volume de líquidos.
Diferentes processos de produção na indústria de bebidas lidam com bactérias, fungos, patógenos e outros. Esses microrganismos têm mais dificuldade em se prender à superfície lisa e polida de materiais de aço inox. No entanto, é fácil a remoção de possíveis contaminações.
Veja também: Escolha o melhor tipo de aço inox para a fabricação do tanque
Aço inox resiste à corrosão
Para entender a corrosão, pense no seguinte: por exemplo, quando dois metais, ou um metal e um contaminante, como sujeira, estão próximos de uma solução, como o refrigerante, uma corrente elétrica flui através da solução, criando um processo químico com os metais como condutores.
O metal, que é mais ativo, irá ionizar como resultado. Os íons combinam-se com o oxigênio para criar uma corrosão galvanizada. Mas, a vantagem do aço inox é que tem menos condutividade do que outros metais.
Além disso, o revestimento de aço inox resiste à oxidação, pondo fim à corrosão galvânica no processamento das bebidas. A maioria dos equipamentos usados na fabricação de bebidas, desde a tubulação até o armazenamento, são feitos de aço inox.
Algumas bebidas são corrosivas para tanques de armazenamento fabricados com outros materiais. Isso porque podem conter acidez, gerando microrganismos vivos que causam corrosão e incrustações. Mas, a resistência à corrosão do aço inox mantém todos os sabores da bebida no processo de fabricação. Como já citado, não há interferências.
O aço inox é um material ecologicamente correto e 100% reciclável. Assim sendo, depois de certo tempo de uso, e isso pode levar até 20 anos, um tanque fabricado com esse material pode ser reciclado.
Conclusão
Por fim, o aço inox tem uma função primordial na indústria de bebidas. De fato, os padrões exigidos por esse segmento de mercado são muito altos. Portanto, é preciso fazer a melhor escolha para não comprometer a produção. Afinal, tanques mal feitos, que apresentam vazamentos como o passar do tempo ou outro tipo de dano podem causar prejuízos para o negócio.
Portanto, os empresários devem buscar sempre fazer uso de tanques, equipamentos e procedimentos tecnologicamente avançados de produção. Dessa forma é possível manter a alta qualidade do produto para satisfazer os consumidores.
Veja também: Tipos de tanques de aço inox para armazenamento de produtos