Embora existam diferenças entre os mais variados tipos de aço inox, todos eles compartilham uma série de qualidades. Por exemplo: alta resistência, durabilidade e ductilidade, entre outras.
Além disso, tem uma alta resistência ao fogo. Por todas estas razões, o aço inox é um material ideal para tanques de armazenamento de diferentes produtos como leite, bebidas, etc.
Características do aço inox
O aço inox é um tipo de aço muito usado devido às suas propriedades únicas de resistência à corrosão e durabilidade. Ele é composto principalmente de ferro, cromo e outros elementos de liga, que conferem a ele qualidades específicas.
Todos os aços inox são ligas à base de ferro que contêm um mínimo de 10,5% de cromo. O cromo na liga forma uma camada protetora de óxido transparente de autocura. Esta camada de óxido confere aos aços inoxidáveis resistência à corrosão.
Diversos tipos de aço inox mantêm sua resistência mecânica e à corrosão em uma ampla faixa de temperaturas.
Resistência à corrosão
A resistência excepcional do aço inox à corrosão é um dos principais motivos para o seu uso em tanques. Isso é particularmente importante em aplicações onde os tanques entram em contato com líquidos ou substâncias corrosivas.
Os tanques de aço inox têm uma vida útil mais longa em comparação com tanques feitos de outros materiais. Além disso, resistem ao desgaste e às proteções causadas por fatores ambientais e produtos químicos.
Facilidade de higienização
O aço inox é uma escolha popular em aplicações que exigem altos padrões de higiene, como na indústria alimentícia e farmacêutica. Sua superfície lisa e não porosa é fácil de limpar e não retém bactérias, o que é fundamental para evitar contaminações.
As propriedades do aço inox são as seguintes:
– Maior resistência à corrosão.
– Maior resistência criogênica.
– Maior taxa de endurecimento mecânico.
– Maior resistência a altas temperaturas.
– Maior ductilidade.
– Aumento da força e tenacidade.
– Uma aparência mais atraente.
– Requerem menos manutenção.
Veja também: Tanques de aço inox versus tanques de aço carbono
História do aço inox
Para encontrar a primeira amostra histórica de uma liga metálica capaz de prevenir a corrosão, basta ir até a Índia conhecer o Pilar de Ferro de Delhi que foi construído no ano 400 dC.
Ele tem 7 metros de altura e um ótimo acabamento que o torna um elemento notável da arte hindu. Esse monumento entrou para a história da indústria siderúrgica. Isso porque não tem sofrido as consequências da oxidação há mais de 1.600 anos.
Mas a história às vezes é interessante e caprichosa. Há mais de 1.600 anos, a primeira liga de ferro inox já havia sido alcançada, mas até a chegada da revolução industrial, nenhuma atenção especial era dada a esse assunto.
Foi então que, em 1821, Pierre Berthier percebeu como as ligas de ferro e cromo eram especialmente resistentes a alguns ácidos, por isso sugeriu seu uso. Mesmo assim, as grandes dificuldades na obtenção deste tipo de ligas na época faziam com que fossem consideradas impraticáveis.
A primeira liga de aço inox
Durante as décadas seguintes, alguns avanços foram feitos em ligas resistentes à corrosão. No entanto, o tão desejado aço inox ainda era indescritível.
Tudo isso mudou com a chegada no século XX. Diante da crescente tensão internacional, a Inglaterra começou a se preocupar em melhorar suas armas. O objetivo foi se preparar para a guerra iminente, por essa razão grandes mentes buscavam os melhores materiais.
No ano de 1913, o inglês Harry Brearley estava combinando diferentes metais em busca de ligas de aço úteis para a construção de canos para as armas. Durante meses ele descartou todas as ligas testadas em um lugar esquecido em seu laboratório, pois o tempo passava e suas investigações sempre falhavam.
Um dia, andando entre todas as amostras rejeitadas, ele notou como uma daquelas ligas, ao contrário das outras, não havia enferrujado. Essa liga de aço, composta por 0,24% de carbono e 12,8% de cromo, foi fabricada pela primeira vez em 1913, e hoje é considerada a primeira liga de aço inox.
Conclusão
Em resumo, o uso de aço inox em tanques oferece uma combinação única de resistência à corrosão, durabilidade, higiene e compatibilidade química. Isso torna-o uma escolha perfeita em muitos setores que exigem armazenamento seguro e confiável de líquidos e produtos.
Veja também: Tipos de tanques de aço inox