O tanque de aço inox especial é um modelo montado de acordo com as especificações determinadas pelo cliente, atendendo a demandas diferentes da indústria, como, por exemplo, para uso em redes de ar comprimido, para compressores e afins, oferecendo diversas vantagens, como picos de consumo na rede, reduzir o consumo de energia e aumentar a vida útil dos compressores.
Existem várias outras aplicações para o tanque de aço inox especial, que deve ser fabricando de acordo com a norma internacional ASME e pela Norma Brasileira NR 13, utilizando solda específica e garantindo maior segurança para as aplicações necessárias.
Entre os tipos de aço usados para a fabricação do tanque de aço inox especial podemos destacar o aço AISI 904l, um tipo de aço inoxidável com alto teor de molibdênio, que possui maior resistência à corrosão localizada, galvânica ou à corrosão provocada por ambientes mais agressivos.
Usos do tanque de aço inox especial
O tanque de aço inox especial são preferencialmente utilizados em meios sulfurosos, fosfóricos, hidrocóricos, além de suas aplicações nas indústrias de fertilizantes, nas instalações offshore, indústrias químicas e petroquímicas e na produção de papel e celulose. A resistência à corrosão no inox especial é devida à adição de cobre, que melhora sua performance durante o uso.
O aço AISI 904L apresenta desempenho muito superior, quando comparado a outros tipos de aço inoxidável, que necessita de qualidade maior durante a soldagem, já que podem ocorrer fenômenos diferenciados, como trincas a quente que alteram a qualidade e integridade da união soldada, principalmente ao se referir às propriedades mecânicas e à resistência à corrosão, o que exige conhecimento especializado para sua montagem e para a garantia de sua eficiência quando utilizado.
Como é a estrutura do tanque de aço inox especial
O tanque de aço inox especial fabricado com o aço inox AISI 904l possui uma estrutura austenítica estável, sendo produzido pelo elevado teor de níquel, o que exige uma soldagem também especial, que só pode ser conseguida durante a solidificação do cordão de solda por solidificação primária de austenita, incrementando a tendência à fissuração a quente, quando comparado com os metais comuns de solda, que contém ferrita.
Na soldagem do tanque de aço inox especial, as trincas de liquação são favorecidas pelo crescimento de grãos, acentuando a segregação nos seus contornos e, com isso, a formação de fases de baixo ponto de fusão.
O aço inox AISI 904l usado no tanque de aço inox especial possui um recurso conhecido para eliminar ou minimizar a tendência à fissuração a quente, utilizando materiais de adição para a formação de ferrita delta, permitindo reduzir a concentração de segregação. A ferrita delta, no entanto, carrega consigo uma redução da resistência à corrosão, quando o aço é exposto a meios corrosivos.
Aço inox duplex para tanque de aço inox especial
Outro tipo de aço usado em tanque de aço inox especial é o aço duplex, um tipo de aço inox composto pela combinação de dois tipos de microestrutura, a ferrítica e a austenítica. Esse aço inox apresenta maior resistência à corrosão em meios agressivos, em virtude de sua habilidade em se apassivar, ou seja, em adicionar a camada superficial, a camada responsável pela proteção do aço em meios agressivos, permanecendo no estado passivo nos diversos meios aos quais possa ser submetido.
O aço inox duplex aplicado em tanque de aço inox especial apresenta resistência mecânica superior aos aços inox austeníticos e ferríticos, em virtude do efeito do refino de grão obtido por sua estrutura.
Sua aplicação é indicada especialmente no ramo de indústrias petroquímicas, em unidades de dessalinização, de dessulfuração e em equipamentos destinados à destilação, além de seu uso em papel e celulose, para digestores, plantas de sulfito e sulfato e em sistemas de branqueamento.
Sua resistência para o tanque de aço inox especial é a microestrutura, constituída por ilhas de austenita distribuídas em uma matriz ferrítica.