O tanque de aço inox é um dos equipamentos essenciais para a indústria de sucos cítricos, principalmente o suco de laranja, um dos principais produtos de exportação brasileiros. O uso de tanque de aço inox para suco de laranja garante a qualidade do produto final, mesmo que tenha de ser transportado para o outro lado do mundo.
O Brasil, ao lado dos Estados Unidos, é um dos grandes fornecedores de suco de laranja para o mundo, com a maior parte de suas fábricas localizadas no Estado de São Paulo, havendo mesmo empresas que possuem unidades fabris em outros países. Para garantir a qualidade do suco de laranja que chega à mesa do consumidor, a indústria de sucos de frutas cítricas não prescinde da utilização do tanque de aço inox.
Porque tanque de aço inox para suco de laranja
O suco de laranja é um produto altamente perecível, exigindo inúmeros cuidados em sua produção e envasamento. Veja, a seguir, como se processa a industrialização do suco de laranja e de alguns subprodutos, dentro dos controles de qualidade e segurança alimentar exigidos pela Vigilância Sanitária e a importância do tanque de aço inox nesse processo:
Descarga das frutas e seleção
As laranjas são carregadas das regiões produtoras em caminhões que, logo ao chegar às fábricas, passam por um rígido controle de qualidade, com o descarregamento das frutas em rampas inclinadas e em silos especiais, próprios para proteger a qualidade das laranjas até que seja extraído o suco.
Cada descarga oferece uma amostra que será avaliada nos laboratórios, recebendo sua classificação.
O sistema de extração do suco é totalmente automatizado, o que exige que as laranjas sejam lavadas, selecionadas e classificadas de acordo com seu tamanho para que se possa extrair a maior quantidade possível de suco de cada uma delas. No caso de descarte de frutos, esses são destinados à produção de ração animal.
Extração e filtragem do suco de laranja
Depois de selecionadas, as laranjas são enviadas para as extratoras de suco, equipamentos especiais que espremem o fruto para obter, separadamente, o suco, por um lado, o óleo da casca por outro, separando também a casca e o bagaço da laranja.
Depois de extraído, o suco segue para filtros e centrífugas, eliminando os gomos de polpa, sementes e excesso de polpa que porventura estejam presentes, para deixar o suco totalmente puro.
Na extração do suco da laranja tudo é aproveitado, com bagaço, casca e sementes sendo destinados para subprodutos e para ração animal. Da fábrica, além do suco, saem como produtos o óleo essencial de laranja, o aroma de laranja, as células de laranja, o terpeno cítrico, a polpa cítrica peletizada para razão animal, entre outros.
O suco para o tanque de aço inox
O suco de laranja é armazenado em tanque de aço inox separadamente, dentro da sua qualificação. No caso de suco não concentrado, o NFC, para que possa ser exportado durante todo o ano sem perder suas qualidades e frescor, o armazenamento é feito em tanque de aço inox, equipamento que fornece as condições de armazenagem asséptica, havendo o acompanhamento de sua qualidade através de constante monitoramento, com retirada de amostras e testes de laboratório.
O suco para exportação é o suco de laranja concentrado, ou FCOJ, que passa por um resfriamento até temperatura negativa, garantindo sua conservação, sendo também armazenado em tanque de aço inox mantidos em câmaras frias.
O suco somente é retirado do tanque de aço inox para transferência para caminhões-tanque especiais, também munidos de tanque de aço inox para seu transporte até os portos (principalmente o de Santos, o principal porto exportador desse produto no Brasil).
Do Porto de Santos, o suco é embarcado em navios de cerca de 40 mil toneladas de suco de laranja a granel. Nesses navios, a presença do tanque de aço inox também é essencial para garantir a qualidade do suco até sua chegada ao consumidor.
O tanque de aço inox para suco de laranja torna-se, portanto, equipamento essencial para sua conservação e manutenção de sua qualidade e de suas propriedades nutricionais, desde a fase de produção até o transporte para o consumidor final.