Assim como vinhos e os sucos de laranja, o suco de maçã industrial também passa pelo tanque de aço inox em seu processo de fabricação. Uma indústria pode transformar até 40 toneladas da fruta em suco no período de um ano.
No Brasil, cerca de 90% da produção de suco de maçã é feita na época da colheita da fruta, que na Serra Gaúcha se dá entre os meses de janeiro e março. Neste artigo vamos explicar melhor como funciona o processo de geração do suco de maçã.
Armazenamento em tanque de aço inox
As maçãs geralmente são armazenadas em um tanque de aço inox por várias horas. Logo após esse período de descanso a produção do suco pode começar. Assim sendo, as maçãs são retiradas dos silos de aço para a realização de uma lavagem com jatos de água para que todas as impurezas sejam removidas.
Novamente, as frutas são colocadas em um tanque de aço inox, onde se adicionam enzimas que quebram a estrutura celular da fruta, permitindo a máxima extração do suco. Em seguida, as maçãs são transferidas para reservatórios de maceração, onde permanecem de 60 a 90 minutos até que o suco seja extraído.
Fluxograma
As indústrias adotaram um fluxograma de processamento de suco de maçã que propõe aos produtores seguirem o seguinte processo:
Recepção – Seleção e Limpeza – Lavagem – Trituração – Adição de Enzimas – Prensagem – Clarificação Enzimática – Filtração à Vácuo – Enlatamento dos Sucos de Maças – Exaustão do Ar – Enlatamento e Regravação – Pasteurização – Rotulagem – Conservação.
Controle de qualidade
O controle de qualidade dos sucos deve ser muito rigoroso. Em cada etapa do processo amostras são retiradas para que haja certeza que o controle higiênico foi bem executado. O suco flui de um lugar para outro através de imensos tanques de aço inox duplos e em seguida se dá o processo de pasteurização.
O suco entra no permutador e é aquecido a 88°C e depois rapidamente resfriado a 50°C, adicionam-se também enzimas que hidratam a pectina. Feito todo o processo, o suco pode ser armazenado em reservatórios de aço por até um ano, sem que se faça a adição de conservantes.
O suco de maçã, cujo início do processo se deu no tanque de aço inox, é finalizado com o processo de embalagem, que pode ser feita em garrafas PET ou em caixas de papelão cartonadas como as de leite, por exemplo.
Veja também: Benefícios do aço inox na fabricação de tanques
Por que usar um tanque de aço inox para a fabricação de suco
O tanque de aço inox funciona de forma eficiente para armazenar qualquer tipo de produto, pois não sofre corrosão facilmente, proporcionando segurança ao usuário. Tanto a parte interna quanto a externa do tanque é fácil de limpar.
Os tanques para suco também podem ser fabricados com aço carbono. A principal diferença entre o aço inox e o aço carbono é o elemento químico chamado cromo. O cromo oxida o oxigênio neutralizado que escoa para a superfície do metal, funcionando como uma camada protetora do material.
Existem diferentes tipos de aço inox. Aqueles com maior resistência aos ambientes marinhos são da mais alta qualidade. No entanto, sua resistência e durabilidade de todos os tipos de classe são quase as mesmas.
Ele tem uma resistência melhor do que um tanque de água de plástico, por exemplo. A manutenção do tanque é simples e não exige produtos especiais. A limpeza pode ser feita usando simplesmente água e sabão.
Tamanho do tanque de aço inox
O tamanho do tanque que você deve obter dependerá da capacidade necessária de uso. Os tanques de aço inox podem ser fabricados para suportar diferentes volumes de produtos. Portanto, ele pode ser dimensionado para atender as demandas de cada empresa.
Dessa forma, você será orientado sobre o material do tanque mais adequado para o armazenamento de sucos de maçã.
Portanto, a utilização dos tanques para sucos de aço inox é muito importante para que a indústria possa fabricar seus produtos com a qualidade necessária e dentro de todas as normas vigentes pelos órgãos fiscalizadores.
Além disso, esses equipamentos garantem que o sabor original da fruta se mantenha e atenda todas as exigências dos consumidores.
Veja também: Vantagens dos tanques para vinho de aço inox