Atualmente, os tanques de aço inox são a melhor opção para a indústria de vinhos. Um dos motivos é a necessidade de manter a temperatura adequada para a fabricação dessa bebida.
Isso porque a faixa de temperatura ideal é uma janela estreita. Então, qualquer coisa acima do grau indicado pode causar envelhecimento prematuro do vinho, resultando em uma perda indesejável de sabor e equilíbrio.
Além disso, quando muito frio, o sabor e o aroma do vinho diminuem. E depois há o fator de umidade que, caso não for mantida sob controle rígido, pode estragar todo o lote.
Por que os tanques de aço inox são a melhor opção?
Armazenar o vinho à medida que envelhece até atingir seu sabor ideal pode ser uma operação delicada, por isso é importante armazenar esse produto no recipiente certo.
Felizmente para vinícolas existem opções de armazenamento para minimizar os problemas de deterioração. Os tanques de vinho fabricados em aço inox podem manter a temperatura, bem como a umidade nos intervalos que precisam.
De fato, existem muitas vantagens em usar tanques de aço inox em relação a outras opções de materiais. Antes de mais nada, um dos fatores que tornam o aço inox ideal para as vinícolas é o fato de ser um material durável. Assim sendo, ele resiste a condições adversas como umidade, calor e frio.
E faz tudo isso sem expor seu conteúdo aos elementos contra os quais combate. Isso porque a superfície do aço inox tem um revestimento de transferência de calor que proporciona uma modulação de temperatura eficiente.
Veja também: Tanques de aço inox para a indústria de refrigerantes
Fácil manutenção
A superfície radial lisa dos tanques de aço inox oferece fácil manutenção, assim garante uma capacidade de limpeza superior. Como resultado, esses tanques de armazenamento de vinho mantêm sua boa aparência por anos e anos.
Tanques de vinho em aço inox permitem que o vinho fermente e envelheça no mesmo recipiente. Portanto, não há necessidade de investir em tanques de armazenamento separados para os dois processos de vinificação.
Capacidade dos tanques de aço inox
Primeiramente, tanques de armazenamento de vinho feitos de aço inox vêm em uma variedade de opções. Em termos de capacidade, as empresas podem selecionar tanques de volume fixo ou variável.
Então, este último protege o vinho contra a exposição ao oxigênio graças a uma tampa ajustável. Assim, dentro dessas duas configurações, os produtores de vinho também podem escolher entre duas superfícies de fundo de tanque diferentes: plana ou cônica.
Adicionais
Os tanques de armazenamento de vinho oferecem uma ampla variedade de opções adicionais, como válvulas, termômetros, pés de nivelamento, bem como sistemas de remontagem e canais de fermentação. Mas, esses são apenas alguns dos recursos que podem ser incluídos em um tanque de vinho em aço inox.
Longa vida útil
Tanques de aço inox resistem bem ao longo do tempo. Sem dúvida, essa qualidade é vantajosa para o proprietário. Os tanques de aço inox para a fabricação do vinho estão se tornando cada vez mais populares porque, entre outros motivos, são duráveis e sustentáveis.
Os barris de carvalho têm uma vida útil curta, normalmente de três a cinco anos. À medida que são usados com frequência, perdem o aroma original de carvalho e a acidez do vinho os estraga. No entanto, a vida útil do tanque de aço inox é muito mais longa, cerca de 20 anos.
Tanques de aço inox mantêm o sabor característico das uvas
Alguns produtores de vinho pensam que o tanque de aço inox não é insípido e neutro, mas isso não é verdade. Portanto, um tanque de aço inox não altera as características originais e o sabor das uvas para a produção do vinho.
Controle da velocidade de oxidação dos vinhos
Embora pequenas lacunas nos barris de carvalho forneçam um ambiente microoxigenante para os vinhos, a taxa de oxidação relativamente incontrolável é um desafio para os produtores.
Por outro lado, os tanques de aço inox são diferentes e sua vedação permite aos vinicultores controlar a velocidade de oxidação dos vinhos. A oxidação moderada pode ser realizada de acordo com o sabor do vinho testado. Assim é possível monitorar a qualidade do vinho com mais precisão.
Veja também: Importância da higienização de tanques de aço inox