Nos processos industriais é necessário armazenar diversos tipos de produtos e de matérias primas. No entanto, o que poucos sabem é que a maioria dos compostos são armazenados em tanques de aço inox.
Isso porque esse material garante a máxima segurança e eficácia, mantendo a qualidade original dos produtos. Assim, as indústrias químicas, cosméticas, de alimentos, de medicamentos, de bebidas, entre outras, mantém as características dos produtos que armazenam, e que passam por vários processos até chegar ao consumidor final.
Tanques de aço inox: aplicações e vantagens
Além de servir para o armazenamento, os tanques de aço inox também são utilizados para misturar, separar e até mesmo para preparar alimentos.
Produzidos de acordo com o projeto específico, esses tanques podem ser encontrados em diferentes formatos e tamanhos, atendendo as necessidades de cada indústria.
Os tanques de aço inox pelas suas próprias características, não oferecem o risco de alteração das propriedades do produto armazenado.
Afinal, se tratando de um material que não apresenta porosidade, o aço inox não tem a capacidade de absorver nenhum componente químico. De fato, essa característica, por si só, já oferece maior capacidade de higienização do equipamento.
Além disso, o aço inox oferece maior resistência, durabilidade e versatilidade. Ao compará-lo com qualquer outro tipo de liga usada em equipamentos industriais, é possível observar que é um material superior.
Principais benefícios dos tanques de aço inox para as indústrias
Os tanques de aço inox oferecem diversos benefícios para qualquer tipo de indústria. Por isso, cada vez mais tem aumentado a tendência de sua aplicação em diferentes setores de mercado. A seguir, algumas características que distinguem o aço inox de outros materiais.
– Material de fácil higienização;
– Maior resistência à corrosão e à oxidação;
– Melhor resistência mecânica.
Não enferruja
O aço inox é conhecido por sua resistência à corrosão e capacidade de não enferrujar. Isso se deve principalmente à presença de cromo em sua composição. O aço inox é uma liga de ferro combinada com pelo menos 10,5% de cromo.
Quando exposto ao oxigênio do ar ou à umidade, o cromo presente na superfície do aço inox reage com o oxigênio para formar uma fina camada passiva de óxido de cromo.
Essa camada é altamente aderente e impermeável, o que impede que o oxigênio adicional entre em contato com o ferro subjacente. Isso protege o aço contra a corrosão, impedindo a formação de ferrugem.
Visualmente atrativo
Tanques de aço inox garantem um visual atrativo em qualquer ambiente. Portanto, se tratando de beleza estética, o brilho do aço inox chama a atenção. Isso porque seu material é resultado de uma finíssima película de cromo, que é mantida ao longo de toda a sua vida útil.
Além disso, ele pode ser limpo facilmente com produtos específicos. Sem dúvida, devido a sua resistência mecânica torna-se o recipiente mais adequado para armazenar qualquer tipo de produto.
A resistência à corrosão do aço inox aos mais diversos produtos químicos também possibilita que o material seja utilizado na fabricação de tubulações, bem como componentes de outros equipamentos.
Assim como para o processamento de produtos farmacêuticos e alimentícios, derivados de petróleo, laticínios, papel, celulose entre outros.
Portanto, para quem precisa comprovar higienização na produção, a própria estética do tanque de aço inox se apresenta como imbatível. De fato, deixa qualquer equipamento mais bonito, principalmente com relação à sua cor padrão, prata ou cinza, que conseguem se harmonizar facilmente em qualquer ambiente.
Conclusão
Por fim, o aço inox é um material resistente à oxidação. Os tanques de aço inox possuem elevada resistência, seja à temperatura ambiente ou a temperaturas mais baixas ou elevadas. Portanto, podem ser utilizados em processos industriais que exigem maior confiabilidade no desempenho.
Certamente, isso faz com que seu uso seja indicado para fornos, câmaras de combustão, motores térmicos e trocadores de calor. Além de todas essas características, que o tornam o preferido das indústrias, os tanques de aço inox ainda oferecem menor custo de manutenção durante seu período de vida útil.
O processo de higienização é bastante simples, bastando utilizar água e sabão neutro, ou algum produto específico para garantir maior qualidade de limpeza.
Para coroar as qualidades do aço inox, devemos ainda lembrar o fato de que é um material que não deixa qualquer odor. Além disso, o aço inox não desprende qualquer partícula quando entra em contato com outro tipo de material.
Veja também: Benefícios do tanque de aço inox no segmento de bebidas