Atualmente existem vários tipos de sucos que são comercializados no mercado. Por exemplo: sucos integrais, concentrados, desidratados, tropicais, entre outros. A maioria deles passa por algum processo dentro de tanques de aço inox.
Assim a produção de sucos consegue obter maior eficiência e ótimos resultados no armazenamento, estocagem e outros processos.
Tanques de aço inox para suco
Sem dúvida, o aço inox é o material mais utilizados para a fabricação de tanques para armazenar sucos. Isso porque garante que o produto final tenha alta qualidade. Uma grande vantagem de usar o aço inox em tanques de suco é que ele não interfere nas propriedades do produto.
O Brasil é um dos maiores produtores de sucos cítricos e grande parte é importada para outros países. Assim sendo, os fabricantes prezam por um alto nível de qualidade do produto.
Portanto, a escolha número 1 da indústria é o aço inox para os tanques de suco. É de fundamental importância nesse tipo de produção garantir que o suco seja de alto nível e agrade os consumidores.
O papel do aço inox na produção de sucos
Os tanques de aço inox são muito utilizados pela indústria na fabricação dos mais variados tipos de sucos. Isso porque são equipamentos de extrema resistência que podem durar até 20 anos de vida útil.
O aço inox mantém o sabor original da fruta, sem deixar de lado seu frescor. Assim, o suco obtido é armazenado de acordo com sua classificação, além de ter sempre a necessidade do acompanhamento de um controle de qualidade.
O aço inox se encontra também nos compartimentos de armazenamento dos caminhões que fazem o transporte dos sucos para as indústrias ou para os portos.
Definitivamente, os tanques de aço inox são equipamentos considerados essenciais para produção, conservação e estocagem de sucos de frutas.
Veja também: Tanque para vinho: por que o aço inox é a melhor escolha
Tipos de sucos produzidos em tanques de aço inox
Primeiramente, quando as frutas chegam à indústria, já se inicia o processo de controle de qualidade. Isso ocorre para garantir que tudo seja feito de forma correta e no final se obtenha um suco de qualidade.
Os tanques de aço inox permitem que ocorra a produção de vários tipos de sucos como vamos ver a seguir.
Sucos:
– Suco integral: o suco integral deve ter o sabor da fruta totalmente preservado. Portanto, é proibido adicionar açúcar no processo de fabricação. Assim ele se torna um suco mais puro.
– Suco concentrado: esse suco é parcialmente concentrado e é feito pela desidratação. De forma que a concentração de sólidos seja de 65 de Brix (que é a escala de números que se refere ao índice de refração).
– Sucos tropicais: são sucos que são obtidos pela dissolução da polpa da fruta em água. Normalmente esse processo é feito nos tanques de aço inox próprios para sucos. Além disso, ele não é fermentado e deve possuir o sabor, o aroma e a cor da fruta de origem.
– Sucos desidratados: são sucos vendido em forma de pó. Eles são pulverizados, além de ter a unidade relativa máxima de 3%.
– Sucos reprocessados: ele é um suco desidratado que é diluído na água até que se obtenha a sua concentração natural.
Conclusão
Por fim, a escolha do aço inox depende da bebida que está sendo armazenada. Líquidos como refrigerantes ou destilados podem ser armazenados em um recipiente composto de aço 304.
Se seus tanques de armazenamento estão localizados em uma instalação onde eles não serão vistos publicamente, você pode preferir o aço carbono. Mas a vantagem do 304 e do 316 é que eles podem ser limpos com facilidade.
Conclusão
Por fim, se percebe que não importa o tipo de suco que é produzido, desde que esse processo seja feito em tanques de aço inox. Portanto, esse material é de suma importância para garantir que o suco seja armazenado de forma adequada. Assim, no final de todo o processo, será possível ter a garantia da qualidade do produto.
Veja também: Benefícios do aço inox em tanques de armazenamento