Antes de decidir entre tanques de aço inox e tanques de aço carbono, é melhor conhecer as características de cada material.
Primeiramente, o aço inox é muito mais versátil e duradouro, sendo adequado para diferentes indústrias com necessidades especiais. Isso porque não são afetados pela corrosão.
Portanto, aço inox dura muito mais do que os tanques de aço carbono. Os tanques de aço inox podem ser usados por décadas sem exigir grandes reformas ou substituições.
Do que são feitos os tanques de aço inox e de aço carbono?
Antes de mais nada, é preciso saber que ferro e carbono são dois dos elementos fundamentais que compõem ambos materiais. No entanto, a diferença é que é adicionado certa quantidade de cromo para fazer o aço inox. De fato, o cromo é o ingrediente especial que protege o aço da corrosão.
Liga
A adição de quantidades de elementos de liga, como níquel, manganês, titânio e outros, mostra sua adequação à resistência e à corrosão. Além disso, classifica seu tipo de força, dureza e tolerância ao calor.
As classes de material de aço inox avançaram nos últimos anos porque podem ser personalizadas para necessidades específicas da indústria. Alguns, por exemplo, fornecem resistência superior à corrosão, mantendo custos comparáveis aos tipos mais tradicionais.
Aço carbono
O aço carbono é o aço que contém carbono como liga principal. Sendo assim, as propriedades desse tipo de aço dependem da porcentagem do teor de carbono.
Então, com base na quantidade de carbono, podemos classificar esses aços em diferentes categorias. À medida que o teor percentual de carbono aumenta, também aumenta sua resistência à tração e seu índice de fragilidade pelo frio. No entanto, torna-se menos dúctil.
Resistência e durabilidade
Entre as principais características do aço carbono, podemos destacar sua resistência e durabilidade. Entretanto, o aço carbono não é adequado para aplicações que exigem um material com certo grau de flexibilidade. Em outras palavras, o aço carbono tem pouca ductilidade.
Tanque de aço inox versus espessuras do tanque de aço carbono
Sem dúvida, cada vez mais empresas estão optando por construir tanques de aço inox em vez de tanques de aço carbono. Embora as práticas de fabricação de tanques de aço inox e aço carbono sejam similares, as durações de soldagem nos tanques de aço carbono são mais altas. No entanto, o aço inox compensa pela redução geral no peso do tanque devido à maior resistência desse material.
Economia de custos na fabricação de tanques de aço inox
De fato, existem custos adicionais associados ao tratamento da superfície de tanques de aço carbono, enquanto os tanques de aço inox não incorrem nesses custos.
Com tipos e classes adequadamente selecionados, o aço inox é resistente aos conteúdos do tanque e ao ambiente externo. Além disso, não precisa de pintura. Portanto, o custo de propriedade do seu ciclo de vida se torna significativamente menor.
De fato, os tanques de aço inox são mais resistentes e quase não precisam de manutenção (importante para manter os custos finais baixos).
Mais alguns pontos a considerar:
A fabricação de tanques de aço carbono requer pré-aquecimento e pós-aquecimento para soldas. Além disso, os tanques precisam de tratamento pós-soldagem e inspeção de testes de radiografia. Mas, dependendo dos parâmetros do projeto, esses processos não são necessários para tanques de aço inox.
A pintura a jato dos tanques de aço carbono exige que o pessoal trabalhe em alturas. Por outro lado, os tanques de aço inox eliminam essa necessidade, reduzindo os riscos de quedas dos trabalhadores.
Comparando custos de manutenção: tanques de aço inox versus tanques de aço carbono
Os custos de manutenção e retrabalho são ciclos programados e variam de acordo com o tipo de produto armazenado e a localização da instalação. Os tanques de armazenagem de materiais agressivos, por exemplo, pode custar mais em manutenção.
Os tanques de aço inox são superiores e custam menos. Portanto, é um mito que esses tanques custem mais que o aço carbono. Como mostrado acima, os tanques de aço inox podem custar significativamente menos à sua empresa e oferecem muitos outros benefícios, desde a fase inicial de desembolso de capital até ao longo de sua vida útil.
Veja também: Diferenças entre tanque de aço inox acima do solo e subterrâneo